Passeio de Elefante

Hoje foi dia de safari. Um passeio de elefante dentro de um sítio para ser mais preciso. Andamos por uma área alagada, descemos e subimos em um terreno bem acidentado e comprovamos que o elefante é o verdadeiro animal off-road. Muito mais ágil do que parece inicialmente.

IMG_8053

Férias na praia

Não existe imagem mais fácil para representar as férias do que uma praia ensolarada. Finalmente chegamos nas férias dentro das férias. Phuket é uma ilha cheia de praias com dezenas de ilhas ainda mais paradisíacas em volta. Passamos o primeiro dia na praia em frente ao hotel (Kata Beach). No segundo dia pegamos um barco até James Bond Island (onde Roger Moore duela com o vilão do filme The Man with the Gold Gun). A aventura do dia ficou por conta dos passeios de caiaque nas lagoas subterrâneas dentro de cavernas. Hoje fomos para Ko Phi Phi, ilha que também virou locação cinematográfica para o filme A Praia com Leonardo Di Caprio. As praias daqui são realmente dignas de cinema.

DSC00793 DSC00798 DSC00803DSC00884 DSC00891 DSC00934 DSC00942 DSC00976 DSC00989 DSC01042 DSC01053 DSC01059 DSC01107

DSC01131 DSC01162 DSC01196 DSC01227 DSC01228 DSC01251 DSC01252 DSC01264 DSC01280 DSC01294 DSC01308

Ngong Ping 360

O maior Buda sentado do mundo. Um passeio de 30 minutos de teleférico levam os visitantes até uma montanha isolada onde o Buda está placidamente acomodado no alto de uma escadaria. O local ainda abriga um mosteiro onde é possível fazer um retiro para meditação. IMG_7931 IMG_7946 IMG_7960 IMG_7977 IMG_7992

Man Mo Temple

O templo de Man Mo é o mais famoso de Hong Kong. Lá os chineses acendem 3 incensos, batem seus tambores 3 vezes e fazem 3 pedidos. O número 4 é muito ruim para o chinês, ele tem o mesmo som que morte. Os prédios não tem o 4 andar, 14 andar, 24 andar e assim por diante.
IMG_7699 IMG_7701 IMG_7702 IMG_7703 IMG_7706

Avenue of Stars & Simphony of Lights

Em mais um dia de passeio por Hong Kong caminhamos pela cidade e terminamos o dia na Avenida das Estrelas (asiáticas) com sua estátua do Bruce Lee. Às 20:00 foi a vez do espetáculo a céu aberto Simphony of Lights. Para ver os feixes de luz projetados no céu de Hong Kong fomos para a ilha vizinha de Kowloon. O espetáculo é acompanhado de música e dura aproximadamente 30 minutos.
DSC00693 DSC00703 DSC00732 DSC00758

Macau

Macau foi a aventura do segundo dia. Pegamos o metrô até o o porto e entramos em um Jetboat para Macau. a viagem durou uma hora. Chegando em Macau visitamos o largo do senado, as ruínas de São Paulo e outros pontos da cidade marcados pela colonização portuguesa. Em todos os lugares é possível encontrar placas em português e chinês, mas como já desconfiávamos parecia que ninguém entendia a nossa língua.
DSC00602 DSC00604 DSC00606 DSC00609 DSC00618 DSC00619 DSC00623

Hong Kong – Dia 1

Hong Kong foi um choque e uma surpresa agradável. A quantidade de gente no metrô assusta, mas o silêncio e a ordem e limpeza das estações também é impressionante. No aeroporto um funcionário arrumava cuidadosamente as malas na esteira, o mesmo para os carrinhos na saída do metrô. Cordiais, eles foram prestativos em todos os lugares.

A Disney foi o primeiro passeio do dia. Pegamos o metrô até uma estação que conecta com o trem da Disney (que tem as janelas em forma de Mickey. Depois de algumas montanhas russas e um lanche, voltamos para a cidade. Participamos do evento mais importante da vida do morador de Hong Kong: a corrida de cavalos às quartas-feiras. Com jornais e papéis com anotações os locais fazem suas apostas e sentam na arquibanda em ritual quase que religioso. Meu cavalo ficou em segundo lugar e eu tinha apostado em uma vitória seca (não foi desta vez).

Voltamos para o hotel exaustos.

DSC00422 DSC00515 DSC00517 DSC00526 DSC00537 DSC00579 DSC00581 IMG_7397 IMG_7418 IMG_7421 IMG_7430

DSC00550 DSC00551 DSC00566 DSC00567 IMG_7438 IMG_7462 IMG_7483

DSC00434 DSC00439 DSC00440 DSC00472 DSC00474 DSC00487 DSC00499 DSC00505 IMG_7206 IMG_7259 IMG_7294 IMG_7335 IMG_7379

Muito shopping e muita gente

Chegamos em KL às 14:15, e fizemos check-in no hotel. Ele fica a poucos metros do shopping Pavilion e suas mais de 450 lojas. Outros shoppings são interligados a ele que ainda se conecta com a famosa Petronas Twin Towers, tudo isto por túneis com ar-condicionado. Comemos no Din Tai Fung (da mesma cadeia do que fomos em Bangkok) e passeamos um pouco. A cidade é realmente um grande shopping center com gente para todo lado.

Shopping na base das torres.

Shopping na base das torres.

Festival de águas em frente às torres.

Festival de águas em frente às torres.

Shopping Pavilion e uma multidão de turistas.

Shopping Pavilion e uma multidão de turistas.

Petronas Twin Towers - símbolo de Kuala Lumpur

Petronas Twin Towers – símbolo de Kuala Lumpur

Bia Hoi, o chopp do Vietnã

Começamos o dia no Templo da Literatura, o templo de Confúcio em Hanói. Seguimos para o museu e mausoléu de Ho Chi Minh, onde o mesmo está embalsamado em exposição. Passamos pelo museu militar e almoçamos no delicioso restaurante Quan An Ngon (pedimos cinco pratos!). Descansamos um pouco no hotel depois do almoço e saímos novamente para conhecer a prisão Hoa Lo, onde os franceses aprisionaram os vietnamitas durante a invasão. A prisão foi depois usada para prender soldados americanos durante a Guerra do Vietnã. Eles exibem com grande orgulho a roupa que o Comandante John McCain (senador e candidato à Presidência derrotado por Barack Obama) estava usando quando teve seu avião abatido e foi capturado pelo exército vietnamita. Fomos até a Ópera da cidade e depois seguimos para o nosso tour do dia sobre comida e bebida de rua em Hanói. Em Hanói vários bares servem o Bia Hoi, chopp feito em microcervejarias locais que custam poucos centavos. O chopp é muito leve e lembra o que tomamos no Brasil, mas com menos álcool. Em seguida, fomos em churrasquinho de gato de rua, onde comemos alguns espetinhos de carne misteriosa. Para terminar, fomos em uma sorveteria tradicional da cidade comer a sobremesa. A cidade de Hanói fica muito bonita à noite com os monumentos iluminados. E assim terminamos nossa visita ao Vietnã, com vontade de voltar e conhecer mais deste país extraordinário.

Lago Hoan Kiem

Lago Hoan Kiem

Lago Hoan Kiem

Lago Hoan Kiem

Estátua de Ho Chi Minh

Estátua de Ho Chi Minh

Típica vendedora de frutas

Típica vendedora de frutas

Bandeira do Vietnã

Bandeira do Vietnã

Mausoléu de Ho Chi Minh

Mausoléu de Ho Chi Minh

Templo da Literatura

Templo da Literatura

A Baía de Halong

Acordamos cedo e pegamos uma van para Halong Bay. Durante as 4 horas de viagem, conhecemos um pouco do interior do Vietnã, sua arquitetura e vimos as famosas plantações de arroz. Pegamos um barco e cruzamos a baía de Halong com suas formações rochosas, declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO. Visitamos as cavernas de estalactites e estalagmites e voltamos para o barco para um almoço típico vietnamita. O passeio foi muito agradável e a comida estava ótima. O tour tinha apenas 6 pessoas, o que deu a sensação de uma experiência quase exclusiva do local.

Barco do tour

Barco do tour

Caverna de estalactite

Caverna de estalactite

Caverna de estalactite

Caverna de estalactite

Baía de Halong

Baía de Halong

Baía de Halong

Baía de Halong

Baía de Halong

Baía de Halong

Baía de Halong

Baía de Halong

Baía de Halong

Baía de Halong

Baía de Halong

Baía de Halong

Plantação de arroz

Plantação de arroz

Bom dia, Vietnã

Chegamos em Hanói às 8:30 e conseguimos pegar o visto rapidamente. Depois de deixar as coisas no hotel, resolvemos enfrentar as ruas da cidade. Tocando suas buzinas sem parar, as motos vão passando pelos cruzamentos sem tomar conhecimento dos semáforos ou de qualquer norma de trânsito. Atravessar a rua é um exercício de fé e o segredo é andar calmamente sem correr nem parar bruscamente enquanto os motociclistas buzinam, atendem o celular e carregam a mudança na garupa ao mesmo tempo. Nossa primeira parada foi o restaurante Quan An ngon, onde comemos paquequinhas de arroz com porco e uma sopa de carne de caranguejo – tudo muito gostoso. Em seguida, visitamos o templo Ngoc Son, na beira do lago Hoan Kiem. Compramos ingressos para o Thang Long Water Puppet Theater, o teatro de fantoches sobre a água de Hanói. A peça conta a história do Vietnã através de fantoches acompanhados de música típica ao vivo – foi uma experiência única. Depois disto, passeamos pelo Old Quarter e voltamos ao hotel para descansar. A temperatura agradável, em torno de 15 graus, é perfeita para caminhar pela cidade.

Lago Hoan Kiem

Lago Hoan Kiem

Templo Ngoc Son

Templo Ngoc Son

O chapeú típico (nón lá) é muito usado na cidade

O chapeú típico (nón lá) é muito usado na cidade

Ponte para o templo Ngoc Son

Ponte para o templo Ngoc Son

Ponte para o templo Ngoc Son

Ponte para o templo Ngoc Son

Teatro de fantoches sobre a água

Teatro de fantoches sobre a água

Grupo de música típica

Grupo de música típica

Motos pelas ruas de Hanói

Motos pelas ruas de Hanói

Calor e Caos

Hoje foi nosso último dia em Bangkok. Visitamos o Jim Thompson’s House, casa do americano que escolheu a Tailândia para morar após a Segunda Guerra Mundial e profissionalizou o comércio de seda no país. A casa é hoje uma espécie de museu com objetos de decoração que ele colecionou ao longo da vida e também serve para entender a cultura tailandesa pelos olhos de um ocidental. Depois deste passeio, fomos até a casa de veraneio do Rei – Vimanmek Palace. Mais um tour pela arquitetura e decoração tailandesa, agora com todo luxo e riqueza da monarquia.  Fomos almoçar em um restaurante típico na beira do rio chamado Koalong Seafood. Pegamos um barco e fomos até a caótica (e turística) região de Khao Son Road. A rua é famosa pelo seu comércio de rua, lojas de tatuagem e ringues de Muay Thai. Pegamos um táxi e fomos para gigantesco complexo de shopping de Siam. Passeamos um pouco, fomos em um supermercado e fizemos um happy hour no Outback, o bom e velho Outback Steakhouse. Pegamos o metrô suspenso e voltamos para o hotel. A Sarah ainda guardou energias para ir até o Duty Free ao lado do hotel para comprar lembranças com os 1500 baht (50 dólares) que ganhamos em cupom do hotel.

O trânsito caótico de Bangkok

O trânsito caótico de Bangkok

Rio Chao Phraya

Rio Chao Phraya

Ringue de Mauay Thai

Ringue de Mauay Thai

Khao Son Road

Khao Son Road

Vista do Outback de Bangkok

Vista do Outback de Bangkok

Skytrain BTS - o metrô suspenso de Bangkok

Skytrain BTS – o metrô suspenso de Bangkok

Muito templo em pouco tempo

Hoje foi dia de templo: Grand Palace, Wat Pho e Wat Arun. Acordamos cedo e negociamos um táxi até o Grand Palace. Muita gente e muito calor, mas também muito bonito. Depois de 2 horas conhecendo o complexo, fomos a pé até o Wat Pho conhecer o famoso Buda Deitado. Atravessamos o rio Chao Phraya de ferry e fomos até o Wat Arun. Escadas e mais escadas extremamente íngrimes. Depois de uma parada rápida para tomar água, seguimos de barco até o Oriental Hotel. Andamos pela Silom Road (no centro comercial de Bangkok) até o Lebua Hotel e subimos na cobertura da torre, onde foi gravado o filme Se Beber Não Case Parte 2. Pegamos o metrô suspenso (BTS) e voltamos para hotel para descansar.

Grand Palace

Grand Palace

Grand Palace

Grand Palace

Grand Palace

Grand Palace

Grand Palace

Grand Palace

Grand Palace

Grand Palace

Grand Palace

Grand Palace

Grand Palace

Grand Palace

Bandeira da Tailândia no Grand Palace

Bandeira da Tailândia no Grand Palace

Grand Palace

Grand Palace

Grand Palace

Grand Palace

Grand Palace

Grand Palace

Grand Palace

Grand Palace

Grand Palace

Grand Palace

Grand Palace

Grand Palace

Grand Palace

Grand Palace

Buda Deitado no Wat Pho

Buda Deitado no Wat Pho

Buda Deitado no Wat Pho

Buda Deitado no Wat Pho

Wat Pho

Wat Pho

Rio Chao Phraya com Wat Arun ao fundo

Rio Chao Phraya com Wat Arun ao fundo

Rio Chao Phraya com Wat Arun ao fundo

Rio Chao Phraya com Wat Arun ao fundo

Wat Arun

Wat Arun

Wat Arun

Wat Arun

Wat Arun

Wat Arun

Wat Arun

Wat Arun

Primeiro dia em Bangkok

Depois de 26 horas de viagem, as férias começaram de verdade. Chegamos no aeroporto (muito bom, por sinal) às 8:30, passamos pelo Health Control (para mostrar a carteira de vacinação internacional) e fomos para o ponto de táxi.

O primeiro choque foi o trânsito.  Caótico e extremamente engarrafado. O outro choque foi não ser roubado pelo taxista. A corrida custou apenas 350 baht (12 dólares), um pouco a menos do que o valor de referência do Wikitravel.

Fizemos o check-in, tomamos um suco de laranja mandarin (drink de boas-vindas do hotel) e esperamos até11:30 para entrar no quarto.

Saímos do hotel às 16:00 para conhecer um pouco da cidade. Pegamos o famoso tuk-tuk até a estação mais próxima, compramos um cartão de transporte e fomos para o shopping Siam Paragon. Passeamos um pouco, comemos no Din Tai Fung e fomos no Hard Rock Café.

O shopping Siam Paragon, super simples, conta com concessionáias Rolls-Royce, Lamborghini, Lotus, Bentley, etc. Aliás, qualquer coisa depois de Rolls-Royce vira et cetera.

Depois de um pouco de passeio, um pouco de compras e alguns souveniers, voltamos para o hotel para descansar um pouco e fazer um dia completo de passeio amanhã.

Din Tai Fung no Shopping Siam Paragon

Din Tai Fung no Shopping Siam Paragon

Din Tai Fung no Shopping Siam Paragon

Din Tai Fung no Shopping Siam Paragon

Din Tai Fung no Shopping Siam Paragon

Din Tai Fung no Shopping Siam Paragon

Shopping MBK

Shopping MBK

Shopping MBK

Shopping MBK

Shopping MBK

Shopping MBK

Ruas de Bangkok

Ruas de Bangkok

Ruas de Bangkok

Ruas de Bangkok

Ruas de Bangkok

Ruas de Bangkok

Shopping Siam Paragon

Shopping Siam Paragon

Shopping Siam Paragon

Shopping Siam Paragon

Shopping Siam Paragon

Shopping Siam Paragon

Shopping Siam Paragon

Shopping Siam Paragon

Shopping Siam Paragon

Shopping Siam Paragon

Din Tai Fung no Shopping Siam Paragon

Tuk-Tuk

Rolls-Royce no Shopping Siam Paragon

Rolls-Royce no Shopping Siam Paragon

Rolls-Royce no Shopping Siam Paragon

Rolls-Royce no Shopping Siam Paragon

Rolls-Royce no Shopping Siam Paragon

Rolls-Royce no Shopping Siam Paragon

Rolls-Royce no Shopping Siam Paragon

Rolls-Royce no Shopping Siam Paragon